COORDENADORIAS
A Secretaria Municipal de Ordem Pública é composta além da Guarda Municipal ,as Coordenadorias representa um papel importante na estrutura organizacional do organograma, pois emite orientações, delega tarefas e dirige o modo pelo qual cada uma das coordenadorias, em conjunto, deve agir para trazer os melhores resultados à população cabista.

FISCALIZAÇÃO DE POSTURAS
Ordenamento, licenciamento e fiscalização de espaços públicos e comércio Informal. A Coordenadoria de Fiscalização é responsável pelo licenciamento de ambulantes, para atuarem tanto no dia a dia, quanto em festas populares, sendo também sua função a organização do comércio do informal, exercendo a fiscalização e apreensão de mercadorias daqueles ambulantes que não estão licenciados. A Coordenadoria também é responsável pela liberação de eventos realizados em logradouro público.

GUARDA MARITIMA
A guarda Maritima de Arraial do Cabo éuma coordenadoria responsável pela prestação serviços de salvamento e fiscalização marítimas, normalmente relacionados, a segurança e a salvaguarda da vida humana no mar.

DEFESA CIVIL
A defesa civil constitui o processo contínuo pelo qual o esforço de evitar ou de amenizar o impacto resultante da concretização daqueles perigos. As ações a tomar dependem em parte das percepções do risco por parte dos a ele expostos. Uma defesa civil eficiente baseia-se na integração de planos de emergência, com envolvimento de agentes governamentais e não governamentais a todos os níveis. As atividades desenvolvidas a qualquer nível. É comum colocar a responsabilidade pela defesa civil. Contudo a defesa civil deverá começar no nível mais baixo e só deverá passar para o próximo nível organizacional quando os recursos do nível antecedente estiverem esgotados.

COMTRANS
O COMTRANS é a coordenadoria da Secretaria Municipal de Ordem pública responsável pela gestão, regulamentação, cadastro, vistoria e fiscalização dos serviços de transporte realizados por táxis, fretamento e escolar, transporte de carga e moto-frete.também estuda, orienta, estabelece itinerários e pontos de parada e fiscaliza os veículos do sistema de transporte coletivo por ônibus.
define os procedimentos de Fiscalização nas diferentes modalidades - táxi, escolar, fretamento, carga a frete e motofrete.